Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ELEIÇÕES 2012

ESQUENTA AS ARTICULAÇÕES POLÍTICA PARA AS ELEIÇÕES DE 2012 EM URUARÁ
Por: Cirineu Santos
Colaboração: Joabe Reis e Eliel Santos
Fotos: Thiago Santos e Eliel Santos

Já começaram as articulações para a disputa a uma vaga ao Executivo Municipal de Uruará. Em reunião aberta realizada entre filiados do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB e correligionários no dia 18 de janeiro, Mário Lôbo foi apontado o pretenso candidato pelo partido. Ele ressaltou que é candidato direto ao cargo, e disse que não há restrições jurídicas quanto ao seu nome.

Por outro lado, a campanha pela Prefeitura Municipal de Uruará, também já está articulada pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, que reuniu no dia 21 de janeiro, onde Adair Abel Vargas, o Polaco, foi o nome que esteve à disposição do Partido como pré-candidato a disputa no pleito 2012. Segundo o presidente do Partido, Laércio Barros, o Polaco recebeu apoio de todos os filiados e correligionários presentes, “É um nome que está em potencial”, afirmou.

Quem também já definiu seu pré-candidato foi o PTdoB, que lançou João Da Costa Carvalho, o João Balinha. O pretenso candidato já disputou a eleição passada e disse que não abre mão esse ano.

Estes são apenas os nomes que estão já definidos até então a pré-candidatos. O atual prefeito Eraldo Pimenta, ainda não indicou um nome, mas disse que o grupo lançará candidato próprio e apoiará o melhor pra administrar o Município.



Uruará conta com mais de 20 partidos políticos. Conversei com os presidentes dos principais partidos políticos de Uruará que irão ditar o rumo das eleições estes ano; embasando apenas a seguinte pergunta: Como o partido em questão está se preparando para o cenário político em 2012? Veja ainda hoje o que cada um nos responderam: do PMDB, Presidente Gilmar Milanski; do PTB, presidente Laércio Barros; do PSDB, Mario Lôbo; do PV, Dedé Marizeira; do PPS, Jurandir Bragança; do PP, Reginaldo Galvão; do PTDdoB, João Balinha e do PR, Samuel Nogueira.


Procuramos o partido do DEM, que tem como presidente Luizinho Longhi, o mesmo, nos informou que o partido ainda estará se reunindo em março e só então irá se pronunciar a respeito das eleições. Também entrei em contato com o Sr. Ivolnei da Serraria, presidente do PDT o qual nos atendeu a princípio por telefone marcando um horário. O mesmo disse que nos receberia, entretanto, depois não conseguimos mais contato. Da mesma forma, o presidente do PT, Paulo Medeiros. Os demais partidos não foi possível a localização de seus presidentes. Mas estamos à disposição para entrevistá-los e ouvir suas colocações a respeito do assunto.

Além dos três nomes a pré-candidatos mencionados, como é o caso do Polaco, Mário Lôbo e João Balinha, nossa equipe esteve às ruas e a população citou outros nomes a disputar uma vaga no Executivo de Uruará, como é o caso do atual presidente da Câmara, Gilmar Milanski, ainda: Samuel Nogueira, Joasinho do Sindicato, Julio Mágno, Vollnei da Serraria, Edu da Cerâmica, Jurandir do Cartório, o dentista Zé Lauer, Edu da Cerâmica, Mineiro e Gilsinho Brandão.

Agora é só esperar para ver o que sucederá para sabermos quem será o prefeito que irá assumir o comando do município em janeiro de 2013.

Veja a entrevista com cada presidente de Partido sobre as Eleições de 2012:


REGINALDO GALVÃO – PP: “O PP tem candidato a candidato. Tem pessoas capacitadas a lançar um candidato a prefeito. Só que somos um grupo de vários partidos. Esse grupo se reúne toda época de campanha e decide quem é o candidato. Esse grupo é um por todos e todos por um. E a hora que nós sentarmos e decidir quem será o candidato para prefeito, pode ser do PP, do         PMDB, PV, PR, o que o grupo achar que é melhor. Esse será o candidato. Nós temos um grupo muito forte muito unido, e vamos  definir o melhor  candidato para o nosso município,  para administrar por mais quatro anos”.

DEDÉ MARIZEIRA – PV : “O PV continua com parte de seus filiados. Quatro a cinco filiados a serem lançados a candidato a vereador se houver uma coligação proporcional. Se for permitido pela Justiça Eleitoral, nós vamos lançar candidato a vereador. Não sabemos se é um ou dois, ou cinco.  Os que se mantem filiado ao PV, nós vamos coligar com alguém que for disputar as eleições ao Prefeito e vice-prefeito de Uruará.

Para 2012, como é normal o que está acontecendo, de as pessoas manifestarem o desejo de ser candidato a prefeito e vice. Se não tiver este movimento, as coisas não se ajustam, para que de fato saia os candidatos no seu tempo permitido pela Justiça Eleitoral e, o PV vai escolher um dos candidatos que esteja somando com respaldo popular, pra gente coligar, e colocar o partido a fazer parte deste processo democrático.
Não sou candidato a nada. Não desejo candidatura, mas desejo que o povo de Uruará escolha o melhor para continuar o desenvolvimento de Uruará. “A política não é uma arte de resolver os problemas pessoais e sim uma arte de um bem comum de todos”. 

GILMAR MILANSKI – PMDB: “O PMDB sendo o maior o partido do Brasil e de Uruará, e encontra-se com três vereadores na Câmara Municipal e o prefeito municipal, também desse partido, fazendo parte deste grupo maior, onde se junta outros partidos como por exemplo o  PR, PP, PTB e outros... Terá sim candidatos a eleição majoritárias esse ano de 2012. Em conjunto com os demais partidos, quando será sentado e definir qual será o nome que vai representar o partido, mas, com certeza terá sim, candidato a prefeito em Uruará pelo PMDB em 2012.

Não será um nome imposto pelo partido. Vai ser um nome discutido dentro do próprio grupo e também um nome a ser discutido com os demais partidos, que fazem parte desse grupo que também tem nomes a serem considerados e sentaremos em convenção do partido. Sentaremos em união com os demais partidos e juntos buscaremos o melhor nome que possa representar o PMDB neste ano de 2012 aqui em Uruará.

Queremos um nome que vai dar continuidade a este serviço nos próximos quatro a oito anos se Deus quiser.” 

JOÃO BALINHA – PTdoB: “O PTdoB está tudo em dias. Um partido que está pela primeira vez aqui em Uruará. E, sou a pessoa indicada pra ser o candidato a prefeito pelo partido. Não vou abrir mão da candidatura. É meu costume se vou me candidatar vou me candidatar. Não volto atrás.
Venho como pré-candidato pelo partido do PTdoB, o 70, e não abro a mão da candidatura. Inclusive todos os filiados já estão favoráveis a minha candidatura. Tá tudo em dias.”

JURANDIR BRAGANÇA – PPS: “O PPS como todo e qualquer partido e, hoje em especial onde tem o vice-governador do Estado; tem um deputado Federal muito bem votado, não podemos ficar de fora do processo político, e para tanto a gente está discutindo aí com todos e qualquer partido como é que se compõem uma base pra o próximo pleito para prefeito.
Vamos lançar uma equipe de vereadores, para concorrer também para as eleições na Câmara Municipal e, as conversações que está mais evoluída até então, é com o próprio PMDB. Mas estamos aí abertos pra conversação a todo e qualquer partido. Conversamos com os presidentes do PT e do PDT e assim por diante iremos conversar daqui até o fechamento de registro de candidatura e quais são as possibilidades, e quais partidos vamos coligar e fechar uma chapa para prefeito.
Nós temos um nome que é pretenso candidato a prefeito, que é o Dr. Zé Lauer, que é bastante conhecido. Ele é o nome do partido para discussões e composições para uma possível aliança com aqueles partidos que houver entendimento para que se possa fechar uma chapa. O nome em discussão para a cabeça de chapa é o Dr. Zé Lauer.”

SAMUEL NOGUEIRA – PR: “O PR vem se organizando já alguns meses. E o certo é que estamos felizes com a estrutura do PR.

O PR é da base do governo e estamos nesta luta. Nosso grupo, liderado pelo prefeito Eraldo Pimenta, será um grupo vitorioso e estamos na expectativa e o nome que for indicado pelo grupo, o PR está junto, inclusive, já tive a oportunidade de conversar com muitos filiados e eles também comungam com este mesmo pensamento do grupo, que é de se manter firme e unido pra que a gente possa alcançar os nossos objetivos que é eleger o candidato do grupo do governo.”

MÁRIO LÔBO – PSDB: “Nosso partido tem feito várias reuniões, inclusive com lideranças estaduais, federais e, tomou a decisão que termos candidato a prefeito pra disputar as eleições de 2012.

A partir do momento em que a gente decide que você terá um candidato, a gente começa o bate papo com as lideranças, discutindo as possíveis alianças, construindo um plano de governo, ouvindo todos os envolvidos no processo político de Uruará, e dessa maneira estamos construindo nosso processo político pra 2012 em Uruará.

O meu nome, Mário Lôbo, é o potencial candidato do PSDB para a eleição, mas de qualquer maneira, o PSDB terá candidato. Nós não temos nenhum problema com nenhum partido político. Estamos sentando com todos os partidos, discutido... Porque política, eleição é pra construção e não pra destruir e na verdade, quando você entra em uma campanha, ou em um partido político, ou assume um cargo público, a intensão é de construir um lugar melhor pra se viver e, nós acreditamos que todos têm um pouco a contribuir.

Estaremos buscando o potencial de cada partido, de cada pessoa que possa contribuir para a construção de um Uruará melhor.”

LAÉRCIO BARROS – PTB: “Fizemos uma reunião no dia 21 de janeiro. Um pedido de todos os filiados. Uma cobrança de todos, para que houvesse uma reunião e a pauta principal desta reunião, seria a apresentação dos novos filiados e a apresentação dos pretensos candidatos a vereadores.

Além desta pauta, fizemos também uma confraternização e antes da confraternização, foi anunciado o desejo do nosso filiado Adair Abel Vargas, o Polaco, de participar do processo de candidatura para o pleito de 2012. Então fizemos a consulta ao partido. O partido foi unânime em apoiar a sua decisão. E vamos ver se a decisão dele vai se consolidar. O PTB faz parte de um grupo político do prefeito Eraldo Pimenta. O PTB foi responsável por estar junto e eleger o Eraldo por dois mandatos.

Todos os partidos da base tem o direito de atender a vontade de seus filiados. Eu só saiu do grupo de base de apoio se a candidatura do Polaco se consolidar, e assim mesmo, como ele quer o apoio do prefeito Eraldo Pimenta, aí ele vai passar pelo crivo dos demais candidatos dentro de nosso grupo. Essa é nossa posição.” 

Veja também a entrevista com o prefeito Eraldo Pimenta sobre as eleições


PREFEITO ERALDO PIMENTA - “O prefeito Eraldo Pimenta juntamente com seu partido, ele pensa no coletivo. Agente sempre fez as nossas escolhas em equipe, portanto nós ainda, não nos reunimos para isso e tenho a plena certeza que após sentarmos com todos nossos aliados, com todos os integrantes do nosso partido, aí sim iremos indicar, isso perante todos os que compõem a nossa equipe ou mesmo, se a gente decidir apoiar outro partido, independentemente de quem esteja na base aliada, é que nós vamos falar, nós vamos anunciar após esta escolha.
O partido do PMDB poderá lançar candidato próprio, bem como poderá acontecer do PMDB apoiar qualquer que seja o partido, mesmo que não seja o aliado o que nós estamos trabalhando e vendo é como irá se comportar as questões partidárias e o objetivo que é o melhor pra Uruará. Nossas decisões será em equipe e nós, evidentemente até lá, próximo as convenções nós iremos dizer quem será o nosso candidato, no momento, ainda estamos conversando sobre o assunto, não ainda absolutamente nada definido. Nós estamos nos organizando e conversando, com os partidos aliados, juntamente com PMDB.”


Depois de ouvir, volto a repetir: Agora é só esperar para ver o que sucederá para sabermos quem será o prefeito que irá assumir o comando do município de Uruará em janeiro de 2013?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog