Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

ASSISTÊNCIA SOCIAL - BOLSA FAMÍLIA

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA INJETA 700 MIL REAIS MENSAL NO MUNICÍPIO

Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos

Jonnata Arraes, coordenador do Bolsa Família em Uruará
O programa Bolsa Família esteve realizando neste mês de março, a atualização dos cadastros dos benificiários. O objetivo é que todos os benificiários da Bolsa estejam com seus cartões regularizados, foi o que informou o coordenador do programa Jonnata Arraes. Segundo ele, hoje a Secretaria de Assistência Social está reordenando todos os trabalhos da Bolsa Família e Cadastro Único. “É importante esclarecer que hoje trabalhamos no município com o Cadastramento Único, e, o programa Bolsa Família está inserido no Cadastramento Único”, esclarece.

Jonnata explicou que no ano passado a secretária de Assistência, Denise Pimenta, enviou uma equipe da Secretaria para uma capacitação em Belém. “Este ano já temos o sistema implantado no município, que é o cadastramento único versão sete, que é a versão online. Todos os benificiários que nos anos anteriores apresentaram problemas em seus cadastros, deverão nos procurar para regularizar seus cadastros” informa.

De acordo com o coordenador, este mês de março foi dado uma prioridade para aqueles cadastros que estão com incompatibilidade de informações. “Atendemos somente os usuários com cartões cancelados, rejeitados na base da Caixa Econômica Federal; rejeitado por duplicidade. Apartir disso, o sistema vai ser atualizado e fazendo a concessão novamente das pessoas que já recebiam e foi cortado por um erro de sistema”, ressaltou.

Jonnata Arraes explica ainda, que as pessoas que não fizeram seu cadastro, que procurem o CRAS. “As pessoas que ainda não são beneficiárias do Programa Bolsa Família, elas devem estar cadastradas primeiro no Cadastramento Único. A equipe volante também vai fazer o cadastramento de famílias vulneráveis. Vamos disponibilizar no CRAS, alguns dias da semana, para fazermos o cadastro das pessoas que estão em situação de risco e que ainda não fizeram seu cadastro no sistema, porque só a partir desse sistema, desse cadastro único é que elas serão beneficiadas e selecionadas para o Programa Bolsa Família”.

Secretária Denise e parte da equipe do Bolsa Família
Outro dado levantado pelo coordenador do programa foi a contemplação de várias pessoas no programa, uma média de 700 mil reais mensais pagos em bolsa família em Uruará, injetando na economia local um fluxo bem elevado. “Este ano nós estamos com uma expectativa muito elevada em relação ao programa a secretária tem ajudado muito nessa situação, implementando cada vez mais o setor em a parceria com a Prefeitura. Sabemos que este programa é do Governo Federal, e a prefeitura é responsável diretamente pela execução dos trabalhos. Então, a secretária Denise Pimenta, tem priorizado os atendimentos a estes usuários, e nós tivemos uma notícia muito boa no inicio deste ano, que foi a contemplação de várias  famílias que  já estavam cadastradas no cadastro único para o programa bolsa família. Estamos recebendo uma média mensal de quase 700  mil reais pagos em bolsa família”,

Jonnata Arraes explica que o Bolsa Família atende quase cinco mil famílias. “Estamos aqui para atender as pessoas da melhor maneira possível, e o que não for possível, nós fazemos a pareceria com o MDS, a CAIXA, para resolver os problemas de encaminhamentos”, disse

O coordenador explica que todas as pessoas que tiverem problemas em seus cartões ou cadastros, deverão procurar a Secretaria para verificar o que está acontecendo e pedir novas informações. “A secretaria de Assistência Social tem implementado cada vez mais o setor da bolsa família, priorizando o atendimento aos usuários. Pleiteamos junto ao ministério da defesa em Brasília, um ponto de internet para funcionar melhor o sistema do Programa Bolsa Família Cadastro Único, iremos fazer o melhor para atender a população”, conclui Jonnata Arraes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog