Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

PIONEIROS DA TRANSAMAZÔNICA

REUNIÃO DEFINIU AS PRÓXIMAS AÇÕES DOS PIONEIROS DA TRANSAMAZÔNICA

Por: Joabe Reis

Justiça e reconhecimento pela luta e pelo sofrimento vivido pelos soldados desbravadores da Transamazônica. É o que buscam os pioneiros da rodovia que foram deixados no meio da selva pelo governo federal no período da ditadura militar, muitos viram familiares morrerem pelo caminho e estes valentes soldados ocuparam a terra sem homem para que ela não fosse entregue aos extrangeiros, como argumentava o governo na época.

No primeiro semestre de 2011 surgiu a iniciativa do secretário de agricultura de Uruará, Cirilo Nicoloide de os pioneiros reivindicarem uma aposentadoria especial por tudo quanto passaram e pela utilidade ao governo federal na década de 1970. Desde então tem acontecido várias reuniões envolvendo os pioneiros para discutir o benefício merecido e neste domingo, 01, houve mais uma reunião, desta vez com a presença apenas de secrtários e presidente de sindicatos dos trabalhadores rurais e de produtores rurais dos municípios de Brasil Novo, Uruará e Rurópolis estando ausentes representantes de Medicilândia e Placas que fazem parte da luta. Na reunião a pauta principal foi a formação da ata de reivindicação e a formação das comissões para ir a Brasília onde acontecerá um encontro em data a ser definida, com senadores e deputados federais da bancada do Pará. A reunião com os parlamentares é tida como um marco importante para a conquista do benefício, a reunião que será agendada pelo presidente da FAEPA, Carslos Xavier, que abraçou a causa, assim como o secretário de agricultura do Pará, Idelgardo Nunes.

Por ser o município onde começou o movimento Uruará está mais adiantado no quisito organização e produção de documentos considerados essenciais, como as cartas de depoimentos dos pioneiros relatando a situação que viveram ao chegarem na Transamazônica e a ficha de adesão ao movimento, no município 500 pioneiros já assinaram a petição do benefício.

Em breve mais informações do que ocorreu na reunião deste domingo como a manifestação do dia 25 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog