Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

URUARÁ RECEBERÁ UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

MUNICÍPIO SERÁ CONTEMPLADO COM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO – UPA 24 HORAS
Por: Cirineu Santos

Mais uma conquista do Governo Uruará da Gente, onde Um Milhão e Quatrocentos Mil Reais serão investidos na Saúde.

Secretária de Saúde, Suraia Ordones
O Ministério de Estado da Saúde já habilitou para o Município de Uruará através da portaria 344 de 29 de junho de 2012, diretrizes para implantação da Unidade de Pronto Atendimento-UPA e de conjuntos de serviços de urgência 24 horas em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A Secretária Municipal de Saúde, Suraia Patrícia, explicou que esta foi uma luta incansável do Governo há mais de dois anos. “Este ano, fomos à Brasília e conseguimos comprovar junto ao Ministério a necessidade da implantação desta Unidade, graças aos esforços de nossa equipe e habilidade política do Prefeito Eraldo Pimenta”.

A Secretária ainda ressaltou que no Estado do Pará, foram liberadas apenas seis unidades como esta, para este ano. “Elaboramos projetos e conseguimos incluir o Município de Uruará para a construção da Unidade de Pronto Atendimento. Durante os próximos 15 a 20 dias, será liberada a primeira parcela para que possamos dar início à obra, que será realizada em frente ao Hospital Municipal”, informou.

As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Assessora da Saúde, Cida Lima
No Pará, este ano foi habilitado para a construção, apenas seis Unidades nos Municípios de Alenquer, Altamira, Moju, Santana do Araguaia, São Miguel do Guamá e Uruará. Será o investimento de Um Milhão e Quatrocentos Mil Reais. De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Saúde, enfermeira Cida Lima, a UPA torna-se mais uma marca do Governo Municipal. “Não foi fácil conseguir esta Unidade para Uruará; tivemos um empenho muito grande do Prefeito Eraldo Pimenta e da equipe da Secretaria de Saúde, que usou os mecanismos políticos para conseguir este benefício para a população de Uruará e região”, explica.

Cida Lima ressaltou ainda que a Unidade de Pronto Atendimento terá uma equipe preparada para atender os usuários. “Temos aqui nesta região de Santarém ou Itaituba até Altamira um fluxo muito grande de pessoas que passam por aqui. A UPA vai prestar serviço em qualquer situação em que o Usuário esteja em risco de óbito, prestando todo atendimento necessário para tirar a pessoa do risco de morte; estabelecendo o quadro, se for necessário o paciente será internado ou receberá alta. Consideramos esta Portaria de Habilitação do Ministério da Saúde, um marco nesta administração. Uma conquista do prefeito Eraldo Pimenta, realizando mais um empreendimento para o setor da saúde em Uruará”. Concluiu a assessora da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog