Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SINDICATO DOS PRODUTORES QUALIFICA PROFISSIONAIS EM URUARÁ

MULHERES URUARAENSES APRENDEM A ARTE DE CORTE E COSTURA
Por Joabe Reis

A parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Uruará – SINPRUR – com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –SENAR - possibilitou a qualificação profissional de 20 mulheres mães de família e guerreiras de Uruará.

Foram 40 horas de curso profissionalizante que capacitou cada uma das alunas a fazerem corte e costura de peças íntimas e roupas mais ousadas no curso de Corte e Costura em Malha. Para elas o curso foi a abertura de um novo horizonte de rentabilidade, como a mãe de família, Salete Falcade. “Eu não sabia nem como manusear uma máquina de costura, graças a Deus com esse curso agora eu sei cortar costurar roupas, é um curso eficiente e de fácil aprendizagem que o sindicato nos ofereceu de forma gratuita. A professora é ótima”. 

A outra mãe de família e aluna, Zulene de Souza, que já costura e comercializa a roupa que produz, diz sustentar a casa com a profissão que aprendeu. “Pra mim o curso foi ótimo, já havia feito uma vez e comecei a trabalhar e estou sobrevivendo do que eu produzo a partir do que aprendi aqui no curso. Estou fazendo novamente para aprender mais um pouco”. Outra aluna do curso, a moradora do km 165 norte, Lúcia Salete Ribeiro, disse ter feito novas amizades.  “Pra mim foi uma alegria de ter participado desse curso e por ter feito novas amigas. Sempre tive o desejo de participar de cursos, mas nunca tive oportunidade até agora. Eu não sabia fazer nada e agora aprendi fazer cuecas calcinhas, shortes, blusas, foi muito legal”, disse com felicidade a dona de casa.

Outra aluna, a moradora do Bairro Mini Indústria, Jana Maria da Silva, já fabrica roupas utilizando o que aprendeu em cursos anteriores. “Eu aprendi muito, já é o segundo curso que eu estou fazendo de corte e costura, quando eu fiz o primeiro eu era doméstica e agora eu já trabalho em casa fazendo costuras pra fora, como concerto de roupas. Esse curso me qualificou ainda mais para que eu pudesse atender melhor as minhas clientes, o sindicato nos ofereceu essa grande oportunidade para fazer o curso sem pagar nada, basta a gente querer e ter vontade de aprender”, falou entusiasmada a micro empreendedora.

A instrutora do curso, Lúcia Araujo, afirmou que as alunas já podem produzir roupas para comercializar. “Essas mulheres são especiais, estão desenvolvendo bem o trabalho, pegaram bem as lições e já podem até fazer pra vender”, afirmou. Sobre o curso ela deixou claro que são aulas práticas. “O treinamento é assim, elas aprenderam a tirar as medidas, fizeram o molde, colocaram no papel, cortaram as peças, costuraram e fizeram o acabamento. Elas fizeram camiseta, sutiã, calcinha, cueca e roupa para criança”, detalhou. Segundo Lúcia os treinamentos do SENAR tem turmas de no mínimo 15 e no máximo 20 alunos. As alunas receberão certificado válido em todo o território nacional, o documento não foi entregue neste sábado, de acordo com a instrutora toda a documentação vai para Belém e depois vem para o sindicato só então elas receberão.

No encerramento do curso foi servido um lanche com doces e salgados acompanhado de sucos.

A secretária executiva do SINPRUR, Geane Soares, comentou sobre a parceria do sindicato com o SENAR. “O sindicato dos produtores rurais hoje trabalha com parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), assim como com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), com a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (FAEPA) e com a Prefeitura Municipal de Uruará (PMU). São realizados vários cursos na área de promoção social, como corte e costura, pintura em tecido, artesanato em papel e papelão e cestaria. Também na área de formação profissional como poda de cacau, apicultura e doma de animais, todos qualificados com o certificado do SENAR válido em todo o território nacional”, disse.

Os cursos de promoção social são realizados na cede do sindicato com inscrições gratuitas como os demais cursos. Sobre o curso de corte e costura em malha encerrado no sábado, 18 de agosto, a secretária destacou o bom aprendizado das alunas. “são mulheres dedicadas e esse curso é uma extensão do curso realizado no mês de fevereiro que era o corte e costura em tecido e esse é corte e costura em malha que trará grandes benfeitorias pra elas de opção de trabalho e uma meio de geração de renda para essas famílias que com certeza é bastante relevante para o nosso município”.

De acordo com a secretária Geane no ano de 2011 cerca de 500 pessoas, tanto da zona urbana quanto da zona rural, receberam a qualificação profissional dos cursos oferecidos no sindicato, foram capacitadas e receberam o certificado do SENAR. Ainda em 2012 está previsto acontecer mais cursos de corte e costura, inclusive no km 201, zona rural de Uruará, e no dia 27 de agosto no km 170 na Cooperativa de produtos orgânicos de perpétuo socorro, a 7 km distantes da rodovia Transamazônica, haverá o curso de poda de cacau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog