Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

SAÚDE - NUTRIÇÃO

SECRETARIA DE SAÚDE DE URUARÁ DESENVOLVE PROJETO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Em média são 50 atendimentos diários

Por Joabe Reis do Blog Cada Vida Uma História
Colaboração de Karen de Oliveira

A Secretaria Municipal de Saúde de Uruará está desenvolvendo um projeto alimentar que busca orientar a população sobre a alimentação saudável. O projeto é desenvolvido pela nutricionista Carmen Girardeli que detalhou sobre o que é feito dentro desse programa de alimentação saudável. “Eu trabalho diariamente nas unidades de saúde do município. Atendo no Hospital Municipal nos dias de segunda-feira a tarde, atendendo durante toda a semana em todos os postos de saúde da zona urbana, terça-feira no da Baixada, quarta-feira no Jardim Morumbi, sexta-feira pela manhã na Unidade Vila Brasil e uma vez por mês na zona rural, com atividades educativas e preventivas de saúde”, disse.

Por semana são atendidos em média 50 pacientes. A nutricionista faz uma orientação alimentar de modo educacional e segundo ela já existem bons resultados. “Nós temos vários resultados bons com pessoas que são atendidas no projeto, grávidas, crianças e idosos que a gente consegue melhor a questão da saúde alimentar. Tentamos mudar os hábitos alimentares dessas pessoas tornando mais saudáveis”.

A profissional disse encontrar resistência em alguns pacientes. “Eu encontro um pouco de dificuldade porque algumas pessoas oferecem mais resistência, são pessoas que não entendem a importância de ter uma alimentação modificada mais saudável, mas a maioria tem a consiência de que precisa mudar e busca essa orientação, essa ajuda”.

Carmen lembrou que nem sempre as pessoas precisam ser encaminhadas por médico ou enfermeira para receberem as orientações de nutrição. A nutricionista lembra ainda que várias doenças sejam causadas pelo mau hábito alimentar. “A má alimentação provoca o aparecimento de várias doenças as chamadas crônicas não transmissíveis como a hipertensão arterial e diabetes”.

A boa alimentação é aliada da boa qualidade de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog