Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

BELO MONTE

INFORMAÇÕES SOBRE BELO MONTE SERÃO REUNIDAS EM AMBIENTE VIRTUAL

A partir da semana que vem qualquer pessoa interessada em informações sobre o projeto de implantação da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte poderá acessá-las em um espaço eletrônico que vai congregar as dinâmicas socioeconômicas e ambientais que envolvem a obra em um só ambiente. No próximo dia 13, o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) lança o link oficial do "Observatório Belo Monte", projeto que vem sendo discutido pelo órgão desde 2011. A iniciativa pretende acompanhar e analisar as transformações ocorridas nos 10 municípios que compõem a Região de Integração (RI) do Xingu: Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Uruará, Anapu, Placas e Senador José Porfírio.

O espaço eletrônico estará disponível no site do Idesp e faz parte da terceira etapa do projeto desenvolvido pelo órgão, que consiste na divulgação dos resultados, após coleta e sistematização de dados, que passarão por constante atualização. Também está prevista para esta etapa a realização de seminários técnicos e de debates para subsidiar a formulação de políticas públicas.

O novo ambiente virtual será dividido em seis temas principais. O primeiro diz respeito ao Projeto do Instituto. Outra seção destacará todas as informações sobre os municípios da RI em questão, entre elas históricas, demográficas, aspectos fisiográficos, etc. Um terceiro link destacará o empreendimento, com informações gerais (data de licitação, prazo de concessão, composição acionária, custo total), técnicas (Área Reservatório, Altura, Potência Instalada, Área Inundada, Municípios diretamente afetados, Propriedades Atingidas, Deslocamento Compulsório e População Atingida) e uma linha do tempo que começa em 1975, quando se iniciaram os estudos sobre o Aproveitamento Hidrelétrico na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu.

A quarta área apresenta painéis com indicadores de saúde, educação, trabalho e renda, segurança, agricultura, demografia, economia, saneamento, biodiversidade e uso da terra dos 10 municípios desde 2000. No quinto link, estarão disponíveis os produtos elaborados pelo Idesp e que são o Boletim do Desmatamento, Gestão Ambiental dos Municípios e Indicadores de Qualidade Ambiental. Por fim, serão também disponibilizados mapas temáticos da região.

Workshop

O lançamento da página eletrônica do projeto ocorrerá dentro da programação do Workshop "Observatório Belo Monte: uma contribuição para o planejamento e o desenvolvimento da região do Xingu". Durante o evento está prevista a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Idesp e outros órgãos, além de palestras sobre o papel do Instituto no planejamento do Estado e os cenários do aproveitamento hidrelétrico no Pará.

Avaliação e Monitoramento

Ainda dentro da programação do Workshop será divulgado o Plano de Trabalho do projeto, que irá avaliar e monitorar as condicionantes ambientais da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte, definidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para a liberação das licenças necessárias à construção do empreendimento. O órgão foi aprovado para desenvolver o trabalho após submeter projeto e se qualificar para o Edital 2012 do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Região de Integração do Xingu (PDRS). O processo de seleção do projeto durou de agosto a outubro deste ano.

Serviço: O Workshop "Observatório Belo Monte: uma contribuição para o planejamento e o desenvolvimento da região do Xingu". Dia 13 de novembro, a partir das 8h30, no auditório do Idesp (Rua Municipalidade, 1461, entre Tv. Dom Pedro I e Dom Romualdo de Seixas). As inscrições podem ser feitas pelo site www.idesp.pa.gov.br.

Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog