Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

SEDE VACANTE

BENTO XVI ABDICA, EM 28 DE FEVEREIRO DO TRONO DE SÃO PEDRO

O Consistório, pela manhã do dia 11, no Vaticano, foi tomado de surpresa quando Bento XVI, 85 anos, comunicou que em 28.02.2013, às 20h00m, abdicará do trono de São Pedro.

Há um ano, entre teorias da conspiração que iam de razias entre grupos de poder até o assassinato do Sumo Pontífice, a renúncia era comentada intra e extramuros, mas a Santa Sé pronto negava as especulações.

Há 598 anos um papa não renunciava

Uma renúncia papal não havia desde Gregório XII, que em 1415 foi “convencido” a abdicar para viabilizar o fim do Grande Cisma do Ocidente que se arrastava com a disputa do legítimo poder papal entre várias casas reais da Europa: cada uma patrocinava o seu papa, figuras que ficaram conhecidas como “antipapas”.

Contam as crônicas da época que Gregório XII, antes de renunciar, negociou a permanência de dezenas de parentes (ou vocês achavam que o nepotismo foi invenção dos políticos?) que espalhara pelos mais diversos ramos do alcance papal.

Antes de Gregório XII pelo menos seis papas abdicaram, alguns por desavenças internas, outros por conspirações externas e, sacrilégio, teve Benedito IX que vendeu o pontificado.

Pior: um ano depois de receber o dinheiro, voltou a se fazer papa. Poderia ser pior? Sim, um mês depois vendeu o trono pela segunda vez. A essa altura as sementes do Grande Cisma já estavam semeadas e mais de um papa reinava, cada um excomungando a porção de fiéis que não se sujeitava a sua prelazia. Somando o total de excomungados por cada papa o resultado era toda a população europeia, o que fez as casas reais se juntarem para por fim à confusão, ou ninguém iria para o céu.

> Gesto de desprendimento exemplar

Bento XVI alegou a idade. Creio que isso teve peso específico alto na atitude, mas a história da Santa Sé autoriza especular que desavenças políticas intransponíveis à intransigência conservadora do papa também contribuíram à decisão.

Apartados os méritos, confessáveis e inconfessáveis, da renúncia, Bento XVI demonstrou desprendimento exemplar.

A hierarquia da Santa Sé e o regime do Vaticano são absolutos. O papa tem a prerrogativa da infalibilidade. Detém domínio e respeito transnacional. Abrir mão desse poder, que seria seu até a morte, é a mais perfeita tradução do lava-pés.

> A Sede Vacante

Em 28 de fevereiro, às 20h00m, quando a Sede Vacante (tempo entre a morte, ou renúncia, de um papa e a eleição de outro) se iniciar, o Carmelengo da Santa Sé (que é a maior autoridade do Vaticano na Sede Vacante) deverá retirar o Anel do Pescador do dedo de Bento XVI e destruí-lo na presença dos Cardeais.

Ato contínuo, destruirá o selo de Bento VXI com o Martelo de Prata demarcando o fim da sua autoridade papal. Finalmente, o Carmelengo notificará a Cúria Romana e o Decano do Colégio dos Cardeais que serão iniciados os preparativos para o conclave que elegerá o novo papa.

Há exatos 598 anos isso não acontecia com um papa ainda vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog