Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TERRA LEGAL

PREFEITO EVERTON VITÓRIA MOREIRA, O BANHA, SE REÚNE EM BELÉM COM SUPERINTENDENTE DO TERRA LEGAL

Ficou definido que em março, a equipe estará no Município, onde serão emitidos 150 títulos definitivos.

Por: Cirineu Santos
ASCOM/PMU

Prefeito Everton, Superintendente Raimundo,
Deputado Giovanni Queiroz, prefeito João
Prefeito de Uruará, Everton Vitória Moreira, o Banha, reuniu-se ontem (25), em Belém com o superintendente do Programa Terra Legal, no Pará, Raimundo Castanheira, onde falou a respeito da emissão do título definitivo de propriedade para os agricultores do Município. Participaram ainda da reunião, o deputado Federal Giovanni Queiroz (PDT/PA), o prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber Sousa Torres e a vice-presidente do PT no Pará, Karoline Reis Cavalcante entre outras autoridades.

Fico definido que no mês de março, serão emitidos 150 títulos definitivos para os agricultores. Uma parceria entre a prefeitura de Uruará e o Terra Legal.

Saiba Mais sobre o Terra Legal

Quem pode receber o titulo?

Todos os posseiros de terras da União, que tenham menos de 15 módulos fiscais (medida de terra que varia de município para município e corresponde à área mínima que uma propriedade rural deve ter para ser economicamente viável. Um módulo fiscal no Brasil varia de 5 a 110 hectares, a média da Amazônia Legal é de 74 hectares) até o limite legal de 1,5 mil hectares e comprovem a ocupação da área anterior a dezembro de 2004 (o atual ocupante pode ter chegado depois dessa data, mas para requerer a regularização ele deve provar que a ocupação já existia na data limite). O processo de titulação é simplificado para os agricultores familiares – aqueles que tem até 4 módulos fiscais.

Para requerer o título, o posseiro deve comparecer a um dos escritórios estaduais do Terra Legal (confira aqui os endereços e telefones), com seus documentos de identificação pessoal e, se possuir, documentos que identifiquem sua propriedade. O título só é emitido após o georreferenciamento da área, garantindo a precisão na demarcação das divisas.

Georreferenciamento

O georreferenciamento é uma técnica de medição que identifica de forma precisa a área, as divisas e a localização de uma propriedade. O trabalho é feito por equipes contratadas pelo Terra Legal. Para os agricultores familiares este processo não tem custo. Para aqueles que tem posse acima de 4 módulos fiscais o custo do georreferenciamento é incluído no valor do título.

Documento

O título definitivo de propriedade é um documento oficial do governo brasileiro, impresso em papel moeda. Na frente, constam dados do proprietário e de seu cônjuge (no caso de existir) e da propriedade - como dimensão, localização e divisas, além do custo do título. No verso do documento, estão as Cláusulas Condicionantes, que devem ser cumpridas para garantir a validade do documento.

Junto ao seu título, o agricultor familiar também recebe a planta e o memorial descritivo de sua propriedade. Estes documentos devem ser apresentados no momento do registro no Cartório de Imóveis, etapa fundamental para garantir a validade do título emitido pelo Terra Legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog