Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2013

AGRICULTURA

SECRETARIA DE AGRICULTURA E EMBRAPA REALIZAM EXPERIÊNCIA PARA O PLANTIO DIRETO DE LAVOURAS PERENES

"O agricultor não precisa queimar mais sua roça para plantar o milho e o arroz".

Por: Cirineu Santos
ASCOM/PMU 

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura acompanhou durante esta semana, a experiência desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária – EMBRAPA, na propriedade do agricultor Dilson Quanz, no km 213 sul. Há oito anos está sendo realizada uma pesquisa com a plantação de milho e arroz, sem que haja a necessidade de queima da roça.

Segundo o secretário de Agricultura Wandeir Costa, o objetivo da visita foi ver como funciona o processo para que a experiência seja levada a outros produtores do Município. “Vimos que a experiência deu certo, pois o agricultor não precisa queimar sua roça, é o que chamamos de ecologicamente correto. Estaremos implantando em todo o Município este sistema de plantação das lavouras de milho e arroz”, disse Wandeir.

Wandeir explicou que o resultado deste sistema de plantio é bastante satisfatório. Segundo ele, o agricultor Dilson colheu 86 sacas de milho em um hectare de terra. “Foi um resultado positivo e isso nos mobiliza a firmarmos esta parceria com a EMBRAPA e o produtor. A Secretaria de Agricultura entra com a mecanização da terra e a assistência técnica, a EMBRAPA com o acompanhamento e análise de solo e o agricultor com os grãos e o trabalho”, explicou.

Outro acompanhamento feito pela equipe da agricultura foi o plantio de mamão no km 200 faixa, na chácara do agricultor Messias, onde foi analisado o sistema de trabalho para que outros produtores sejam beneficiados. “Nossa equipe estará fazendo este acompanhamento técnico, no sentido de valorização da agricultura familiar. Hoje por exemplo, no mercado Municipal, um quilo de mamão está orçado em quatro reais. Daremos todo o apoio e acompanhamento técnico agropecuário ao homem do campo, como proposta do Governo Uruará Pode Mais”, ressaltou Wandeir.

A Secretaria de Agricultura está com uma equipe qualificada e compromissada. Sendo seis profissionais técnicos agropecuários e uma médica veterinária para atender a demanda do Município. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog