Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

BELO MONTE

SENADORES VÃO VISITAR BELO MONTE NA PRIMEIRA SEMANA DE ABRIL

Eles vão acompanhar andamento das obras O senador Delcídio Amaral (PT-MS), presidente da comissão que acompanha a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, em Altamira (PA), já definiu a data da visita para verificar o andamento das obras. Vai ser na primeira semana de abril. O vice-presidente da subcomissão temporária de acompanhamento das obras da usina, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), tambem vai integrar o grupo.

Nesta semana, o senador disse que os conflitos e paralisações de trabalho na usina estão ocorrendo por causa da falta de cumprimento das condicionantes. 'Todas as paralisações dizem respeito à falta de cumprimento das condicionantes do projeto, que deveriam ter preparado primeiro os municípios onde está sendo implantada a usina. Tudo deveria ter sido providenciado com antecedência porque estamos discutindo Belo Monte há mais de 25 anos', argumentou Flexa Ribeiro, que participou de reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal. Ligada à CMA, a subcomissão foi criada em 2011 para avaliar questões sociais, técnicas, econômicas e ambientais relacionadas à construção da hidrelétrica.

O Ministério da Justiça informou que a Força Nacional de Segurança Pública, que já vinha atuando no estado do Pará, vai fazer a segurança das obras de infraestrutura energética na região, com foco para Belo Monte. A medida atende a pedido feito pelo próprio ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, depois que um dos três canteiros de obras no Rio Xingu foi ocupado por índios, colonos e ribeirinhos, no dia 21 de março.

Foi a segunda paralisação do trabalho, este ano, em protesto contra o descumprimento das condicionantes que a empresa Norte Energia se compometeu a cumprir. Outra reclamação feita pelos manifestantes é a falta de informações sobre os impactos reais que a usina vai provocar.

ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog