Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

EDUCAÇÃO

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESTÁ SENDO REALIZADA EM URUARÁ
Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos e Célio Birro
GABINETE/ASCOM/PMU

Acontece nesta segunda e terça-feira (29 e 30 de Abril), a Conferência Municipal de Educação de Uruará, que tem como objetivo propor uma política Nacional, Estadual e Municipal de Educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

A Conferência de Educação está sendo realizada no clube SOCRECA. Durante a Cerimônia de abertura do evento, professores, pais, alunos, representantes de entidades, vereadores, população em geral se fizeram presentes.  Entre as autoridades, os secretários, Rosângela Pontes (Educação); Luiz Longhi (Administração); Diva Cássia (SELCTUR); Daniella Christofolete (Assistência Social) e Leandro Souza (Chefe de Gabinete) e os vereadores Gilmar Milanski e Joãosinho do Sindicato.

Também formaram mesa, Dulce Matos (SINTEPP), Irenildes Sales (SINSPUR), Nilson Santos (CMDCA), Lindomal Ferreira (UFPA) e Lindomar Bonfim (Ensino Médio).

A Conferência Municipal de Educação discute sete eixos temáticos, construindo propostas para atender a demanda do município. Está sendo realizada pela Prefeitura, SEMED e Fórum Municipal de Educação.

Os eixos discutidos são: I - O Plano Nacional e Estadual e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; III -  Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; IV - Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; V - Gestão Democrática, participação popular e controle social; VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Durante o dia de hoje, aconteceu às palestras e os debates. Amanhã (30), a discussão dos eixos temáticos, elaboração das propostas e eleição dos delegados para a Conferência Regional de Educação.

O prefeito Everton Banha não pôde estar na abertura da Conferência de Educação por ter que participar de uma audiência em Altamira, com uma equipe do Governo Federal, discutindo questões sobre a Cachoeira Seca e outros assuntos referentes ao Município. Cinco vereadores e representantes de entidades acompanham o prefeito em Altamira.

Everton Banha publicou em sua página do facebook, uma nota parabenizando a equipe organizadora da Conferência, os servidores da Secretaria de Educação, a equipe do Fórum Municipal de Educação, as entidades presentes, professores, pais, alunos e demais participantes da Conferência. Informou-nos por telefone, que amanhã (30), estará em Uruará, participando da Conferência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog