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quinta-feira, 18 de abril de 2013

SEMED REALIZA DISCUSSÃO PARA A CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

SEMED REALIZA DISCUSSÃO PARA A CONFERENCIA NACIONAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
 
Por: Célio Birro
Fotos: Eliel Santos
Colaboração: Cirineu Santos
GABINETE/ASCOM/PMU

Realizada nesta terça, 16 de março, uma reunião no auditório da Prefeitura Municipal de Uruará para discutir sobre IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O objetivo da reunião foi debater e mobilizar profissionais da educação para as conferências que acontecerão nas escolas sobre sustentabilidade. A reunião foi realizada pela Educação.

Os objetivos da IV Conferência Nacional são contribuir para tornar as escolas participantes da conferência em espaços educadores sustentáveis; fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental; em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor de escolas sustentáveis.

De acordo com a Secretária de Educação Rosângela Pontes, as conferências municipais tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Município e envolve toda a comunidade escolar. Segundo ela, as conferências nas escolas estão acontecendo neste primeiro semestre de 201. “É etapa obrigatória que e envolve toda comunidade escolar de todos os turnos: estudantes entre 11 e 14 anos, professores, gestores e membros da comunidade. A proposta escolhida será encaminhada para a Conferência Regional, Municipal ou Estadual. Será eleito um delegado e um suplente em cada escola para a próxima etapa”, informou.

Ela explica ainda que conferências Municipais, Regionais e Estaduais serão até dia 17 de agosto deste ano. “Esta é uma etapa opcional que debaterá as propostas de projetos nas escolas. Os critérios para seleção das propostas ficarão a cargo da Comissão Organizadora Estadual (COE)”, disse.

A Conferência Nacional será de 10 a 14 de outubro de 2013 sendo uma etapa obrigatória onde acontecerão apresentação e debate dos projetos de ação das escolas. “A escola sustentável promove a saúde do ambiente e das pessoas; cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial, de gênero; respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; respeita a diversidade biológica e reconhece a importância da vida; é segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos; favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; promove a educação integral (pensar-agir-sentir), estimulando a adoção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes pautadas no prazer de aprender e do cuidado consigo, com o outro e com o ambiente”. Concluiu a secretária.
 
 
 
 

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