Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

UFPA

AULAS COMEÇAM HOJE NA UFPA                 

Começa hoje o ano letivo de 2013 para os mais de 7.500 novos alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Por conta da greve das universidades federais do Brasil em 2012, só agora os calouros da instituição poderão iniciar a vida acadêmica. O primeiro período do calendário 2013 da UFPA vai até o dia 17 de agosto. Ao todo, serão 100 dias de aula. O segundo período também terá 100 dias letivos e o seu início está previsto para o dia 28 de agosto, com o término em 30 de dezembro.

De acordo com o professor Mauro Magalhães, pró-reitor de Ensino de Graduação em exercício da UFPA, a instituição está vivendo um período atípico por causa da greve do ano passado. 'As aulas para a maioria dos cursos inicia hoje, mas para alguns só na próxima segunda-feira (22). O período que estamos começando se estenderá pelo mês de julho e encerrará em agosto. Logo depois, iniciamos outro período, que terminará em dezembro. Com isso, nós estabilizamos o calendário acadêmico e 2014 será um ano normal', explicou.

Segundo Mauro Magalhães, os calouros podem esperar da instituição o melhor em termos de qualidade de servidores e infraestrutura. 'Estamos crescendo na graduação, que tem hoje mais de 55 mil alunos. Estamos fortalecendo o aspecto físico em todos os campi, construindo novos prédios e laboratórios. Além disso, demos um salto na qualificação dos docentes, que agora acontece com maior velocidade do que antes. Estamos com um bom número de professores, tanto na graduação como na pós-graduação, visando a maior e a melhor formação de profissionais', declarou.

Para o pró-reitor em exercício, para quem está ingressando agora na universidade a palavra-chave é 'planejamento'. 'O estudante de graduação tem que ser um gestor da sua vida acadêmica. Para alcançar o sucesso, ele tem que se planejar, colocar o estudo em primeiro plano e ter o desejo de concluir o curso no período certo', afirmou.

Expectativa - Entre os alunos, é grande a expectativa para o início das aulas. Thaís Costa, de 19 anos, é caloura do curso de Turismo e está empolgada com a nova etapa em sua vida. 'Estou ansiosa pelo começo das aulas. A expectativa é a melhor, pois durante a semana do calouro nos foi mostrado um pouco do que vamos enfrentar ao longo do curso. Vi que a UFPA tem vários projetos de pesquisa e extensão na minha área. Quero participar e aprender o máximo possível para acrescentar experiências ao meu currículo', contou.

Além da ansiedade, outro sentimento também se faz presente entre os calouros. A incerteza do que virá pela frente. É o caso de Karina Ailyn, 17 anos, caloura do curso de Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo). 'A expectativa nesse momento é pelo início das aulas, a vontade de saber o que eu vou encontrar nessa fase. Eu nunca tive dúvidas sobre o que eu queria cursar, mas há um medo das coisas que estão por vir', revelou.

Fonte: O Liberal
Escrito por: Valéria Furlan


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog