Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA INJETA QUASE UM MILHÃO DE REAIS NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO NO MÊS DE MAIO

Enviada por email por Jonnata Arrais, coordenador do programa em Uruará.

Em Uruará o Programa Bolsa Família injeta na economia local uma quantidade de recursos bastante significativa, atualmente são mais de 5 (cinco) mil famílias beneficiárias do maior programa de transferência de recursos. Entrou em maio/2013, para as famílias uruaraenses, quase um milhão de reais através do Programa Bolsa Família, conforme pode se analisar os dados extraídos do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social).

Todo este montante, graças aos esforços do Governo Uruará Pode Mais, através da Secretaria de Assistência Social, no acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Programa Bolsa Família - PBF é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

O Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

O Programa atende mais de 13 milhões de famílias em todo território nacional de acordo com o perfil e tipos de benefícios: o básico, o variável, o variável vinculado ao adolescente (BVJ), o variável gestante (BVG) e o variável nutriz (BVN) e o Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP).

Os valores dos benefícios pagos pelo PBF variam de acordo com as características de cada família, considerando a renda mensal da família por pessoa, o número de crianças e adolescentes de até 17 anos, de gestantes, nutrizes e de componentes da família. A gestão do Bolsa Família é descentralizada e compartilhada entre a União, estados, Distrito Federal e municípios. Os entes federados trabalham em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução do Programa, instituído pela Lei 10.836/04 e regulamentado pelo Decreto nº 5.209/04.

A seleção das famílias para o PBF é feita com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento de coleta de dados que tem como objetivo identificar todas as famílias de baixa renda existentes no Brasil. Com base nesses dados, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas no PBF. No entanto, o cadastramento não implica a entrada imediata das famílias no Programa e o recebimento do benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog