Páginas

domingo, 23 de junho de 2013

FESTIVAL DO IRIRI 2013

VEM AÍ O 6º FESTIVAL DO IRIRI 2013 POVOS QUE GRITAM POR INCLUSÃO

Nos dias 26, 27 e 28 de julho a expressão cultural dos povos da região do Rio Iriri estará em evidência, quando acontecerá o 6º Festival do Iriri 2013. A realização é da Associação dos Extrativistas do Rio Iriri – Maribel (AERIM) e terá como tema ‘Povos que Gritam por Inclusão’.

O festival visa o reconhecimento da Comunidade Maribel, garantindo o direito a identidade de População Tradicional para os povos do Iriri Ribeirinhos e Índios, pela gênese de sua história e suas etnias. Atualmente essa comunidade se encontra entre as negociações da demarcação da área indígena Cachoeira Seca. Dessa forma, relegados aos acordos entre o governo federal e FUNAI sobre a premissa da demarcação de área indígena, era uma condicionante para a construção da hidrelétrica de Belo monte no Rio Xingu. O Festival do Irirí é uma iniciativa da Comunidade Maribel e será realizado na Vila da Comunidade Maribel na margem do Rio Irirí, a cerca de 100 km da cidade de Uruará.

A programação do Festival está organizada da seguinte forma: Na sexta-feira, dia 26 de julho, às 8h deverá acontecer uma reunião com a comunidade e organizações. Às 10h palestras sobre o meio ambiente e assuntos relacionados ao tema deste ano ‘Povos que Gritam por Inclusão’. às 19h deverá ser iniciada a festa dançante.

No sábado, 27 de julho, às 3h e 30min, o toque de acordar para dar início ao torneio de pesca. Às 4h a abertura oficial do Festival do Iriri com torneio de pesca. Às 11h encerramento do torneio de pesca. Às 11h e 30min será a tolerância de chegada do torneio de pesca. Às 14h competição de natação. Às 15h a 3ª competição de canoagem ‘Fagno de Oliveira’. Às 18h, culto religioso (procissão em barco). Às 20h, divulgação dos ganhadores do torneio de pesca e demais competições. Às 21h, apresentações culturais, como escolha da garota Iriri 2013; apresentação da Cabocla; teatro dos Seringueiros; dança do carimbo; teatro A Revolta da Natureza e a Dança Indígena, com as tribos Arara e Xipaia. E às 23h, iniciada a festa dançante com animação de uma banda de música.

No domingo, 28 de julho, às 8h, acontece o torneio de futebol de campo e, às 17h, o término do 6º Festival do Irirí – 2013.


O 6º Festival do Irirí 2013 atenderá a população ribeirinha do Rio Irirí – comunidade Maribel e agrícolas das vicinais de acesso, comunidade da reserva extrativista – Riozinho do Anfrisio, comunidade indígena – Tribo Arara Cachoeira Seca e outras tribos, comunidade da reserva extrativista do Rio Novo e Iriri.

Por: Joabe Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog