Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SEMMA

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE URUARÁ MARCA PRESENÇA NO I SEMINÁRIO DA CACAUICULTURA E O PROGRAMA DOS MUNICÍPIOS VERDES

O evento foi realizado no dia 08 de agosto, no município de Medicilândia, que começou com a programação técnica do evento que incluiu um dia de campo e 21 cursos técnicos e palestras com engenheiros agrônomos, técnicos da Ceplac, Emater, destinados aos produtores, voltados para a melhoria da qualidade do cacau.

Dentro desse programa, foi criado um fundo de fomento, o Funcacau, aprovado pela Assembleia Legislativa (Alepa), que prevê a redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS) do cacau. O fundo financia o fortalecimento da atividade prevendo sua expansão e verticalização. A meta do Pará é tornar-se o primeiro produtor de cacau do país.

O secretario do Meio Ambiente de Uruará, Emerson Vitoria parabenizou a organização e as ações desenvolvidas no I seminário da cacauicultura, e acredita que o estado do Pará  pode sim ser o primeiro produtor de cacau do País.

O evento foi a principal vitrine da produção cacaueira do município, responsável por 50% da produção estadual, consolidando-se a cada nova edição como um importante espaço de articulação, intercâmbio, exposição e debate sobre o desenvolvimento da cacauilcultura regional Onde o público visitante, em especial o agricultor familiar rural, encontrou informações importantes como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), crédito rural e legislação ambiental direcionada ao agricultor familiar. 

Outro tema abordado no decorrer o evento foi a prevenção e o combate à praga conhecida como “vassoura de bruxa”, uma das principais ameaças à produção do cacau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog