Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

URUARÁ SEDIA A 4ª REUNIÃO DOS CONSELHEIROS DOS DIREITOS E CONSELHEIROS TUTELARES DA REGIÃO

Por: Cirineu Santos
Fotos: Célio Birro
ASCOM/PMU

Durante todo o dia desta terça-feira (30), foi realizada a 4ª reunião com os Conselheiros Municipais de Direito da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares dos municípios de Uruará, Rurópolis, Placas, Brasil Novo, Altamira e Vitória do Xingu.

Durante a cerimônia de abertura das atividades, fizeram-se presentes, Daniella Christofoletti, Secretária de Assistência Social de Uruará; Luiz Longhi, secretário de Administração de Uruará; Diva Cássia, (SELCTUR); Cláudia Longhi, do Conselho de Direito de Uruará; os vereadores Manoel Ribeiro e Buxudo e, conselheiros de Direitos e Tutelares dos municípios citados.

Coordenaram a reunião, Assis da Costa Oliveira, Diretor da Faculdade de Etnodesenvolvimento – UFPA/Campus Altamira e advogado, e Genésio Pinto Oliveira, articulador do Grupo de Trabalho de conselheiros de direitos da região Xingu e membro do Centro de Assistência Social La Salle.

Segundo Genésio, o objetivo da reunião foi instrumentalizar os Conselhos Municipais no sentido de que sejam revisadas e atualizadas as leis que o regem, adequando-os dentro dos parâmetros nacionais. “A partir daqui, teremos um suporte para apresentar as demandas as esferas municipal, estadual e federal”, explicou.

Para Assis, “a proposta de reformulação das leis municipais que regulamentam os conselhos e o Fundo da Infância e da Adolescência, representa um primeiro passo de articulação para fortalecimento dos conselhos da região, concomitante a definição dos recursos do orçamento público que possam materializar a absoluta prioridade que devem ter as crianças e os adolescentes nas políticas públicas,” disse.

A reunião de trabalho aconteceu durante todo o dia. Segundo nos informou Cláudia Leni Longhi, “bastante proveitosa, cumpriu as metas planejadas pelo grupo de trabalho, inclusive já definimos nova data para o próximo encontro que será na cidade de Vitória do Xingu, nos dias 26 e 27 de agosta, com representantes dos poderes Legislativo e Executivo dos 11 Municípios em torno do complexo da Hidrelétrica do Belo Monte e ainda a presença do CONANDA”, acrescentou.

A secretária de Assistência Social, Daniella Christofoletti, agradeceu a presença e participação de todos. “Em nome do Governo Uruará Pode Mais, agradecemos aos Conselheiros tanto do Direito da Criança e do Adolescente, bem como os Conselheiros Tutelares; colocamos-nos à disposição para implementar e executar as políticas públicas, voltadas para a criança e o adolescente de Uruará e região”, conclui.










VEM AÍ A EXFAU 2013 - DE 12 A 15 DE SETEMBRO

EXPOSIÇÃO FEIRA AGROPECUÁRIA DE URUARÁ – EXFAU 2013, ACONTECE DE 12 A 15 DE SETEMBRO NO PARQUE DE EXPOSIÇÃO ÂNGELO DEBIASI

No período de 12 a 15 de setembro acontece a 24ª Exposição Feira Agropecuária de Uruará – EXFAU 2013. Segundo informou o prefeito Everton Banha, os shows já estão definidos pela Comissão Organizadora. E ficará da seguinte forma:

12/09 - (Quinta-Feira) - Gian e Giovani;
13/09 - (Sexta-Feira) - Cavalgada pela manhã e a noite Banda 007;
14/09 - (Sábado) - João Marcio e Fabiano (são os que cantam a música que irão dormir na casa das primas);
15/09 - (Domingo) - Amado Edilson (é o que canta a música da mulher da blusa amarela e a saia de outra cor).

“Contamos com a presença de todos na Feira Agropecuária mais bonita da região e desde já desejamos uma ótima festa à todos os participantes”, disse o prefeito Banha.

FESTIVAL IRIRI 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPA ATIVAMENTE DO 6º FESTIVAL DO IRIRI

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social participou ativamente do 6° Festival do Iriri oferecendo a comunidade Ribeirinha, os serviços de Cadastramento Único, Emissão da Carteira de Trabalho, orientações quanto ao BPC (Benefício de Prestação Continuada) e cortes de cabelo masculino e feminino.

A equipe foi composta pela subsecretária Municipal de Assistência Social Leonilda Pontes; o coordenador do CRAS Jonnata Arrais; as Assistentes Sociais Maria Aparecida e Marlene Ramos; o administrador Idalécio Hermógenes, responsável pela emissão da carteira de trabalho; técnicos de nível médio no apoio e suporte das execuções das atividades; e, dois cabeleireiros: senhorita Nina e o irmão Batista.

A equipe da Assistência contou também com a presença do Conselho Tutelar, representado pela conselheira Irene Trindade.

A iniciativa de levar os serviços da rede da Assistência Social partiu da Secretária Daniella Christofoletti, que entendeu ser um momento oportuno para oferecer à comunidade serviços da rede de assistência social, uma vez que a comunidade é de difícil acesso e as pessoas têm dificuldade em acessar os serviços básicos. “É a Secretaria Municipal de Assistência Social, se fazendo presente nos eventos comunitários e levando serviços à comunidade, com o apoio do Governo Uruará Pode Mais”.

Por: Cirineu Santos
Com informações de Jonnata Arrais, enviadas por email.

 



 




terça-feira, 30 de julho de 2013

FESTIVAL DO IRIRI 2013

FESTIVAL DO IRIRI ABORDA TEMA: “POVOS QUE GRITAM POR INCLUSÃO”

Por: Cirineu Santos
Fotos:Célio Birro
ASCOM/PMU

Realizado neste final de semana, (26, 27 e 28 de julho), o 6º Festival do Iriri 2013, organizada pela Associação dos Extrativistas do Rio Iriri – Maribel (AERIM) e com apoio da Prefeitura de Uruará. A festa já é tradição na região e trata a expressão cultural dos povos do Rio Iriri.

O tema este ano foi: ‘Povos que Gritam por Inclusão’. E um dos objetivos do evento é reivindicar o direito a identidade de População Tradicional para os povos do Iriri, Ribeirinhos e Índios, pela gênese de sua história e suas etnias.

Durante o evento, o governo Uruará Pode Mais, realizou uma série de atividades e atendimentos, tanto na área de saúde, na área social, esportivas, culturais, bem como: palestras sobre o meio ambiente e recuperação dos pontos críticos da vicinal, que atinge cerca de 100 quilômetros de distância da cidade de Uruará.

Entre as atividades realizadas estão: torneio de futebol, torneio de pesca, natação, competição de canoagem, culto religioso, escolha da garota Iriri, apresentação da Cabocla, teatro dos Seringueiros, dança do carimbó, teatro A Revolta da Natureza e a dança indígena, tribo Arara e Xipaia.

O 6º Festival do Irirí 2013 foi realizado na beira do rio, na comunidade Maribel e contou com a presença da população ribeirinha, agrícolas das vicinais de acesso, comunidade da reserva extrativista – Riozinho do Anfrisio, comunidade indígena – Tribo Arara Cachoeira Seca e, outras tribos, comunidades da reserva extrativista do Rio Novo e Iriri, Projeto Brucutu, secretários municipais do Governo Uruará Pode Mais, o chefe de gabinete da prefeitura de Uruará, vereadores e a vice-prefeita de Uruará Maris Nicolodi.








 
















Pesquisar este blog