Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

BANDA DE MÚSICA

BANDA DE MÚSICA DE URUARÁ CONTAGIA PLATEIA COM RITMOS LATINO-AMERICANOS

O quarto dia de programações do Festival Música das Américas proporcionou o encontro de jovens instrumentistas do município de Uruará, na região da Transamazônica, com a maestrina venezuelana Rosa Briceño, considerada uma das maiores referências na América Latina em educação musical voltada às bandas sinfônicas. Vinte jovens músicos de Uruará ensaiaram durante três dias para a apresentação da noite de quarta-feira (30), no Centur.

A maestrina agradeceu o convite para participar do festival em Belém. “Estou emocionada em trabalhar com a banda de música. Vamos apresentar um programa com música popular festiva, disse ela. O repertório privilegiou a sonoridade latino-americana, com ritmos caribenhos que contagiaram a plateia.

Durante o concerto, Rosa Briceño chamou o solista Adriano Bueno, para fazer um belo solo de trompa da música “Rosa”, de autoria de Pixinguinha, com arranjo do compositor Hudson Nogueira, do Conservatório de Tatuí (SP).

Divulgação - Outra música que empolgou o público e os maestros convidados foi “Lambada Paraense”, com arranjo do paraense Hezir Pereira. Formado em Composição e Arranjo pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), Hezir contou que fez o arranjo após concluir um curso, em fevereiro deste ano, no Conservatório Carlos Gomes, com o compositor Hudson Nogueira. “É uma emoção muito grande essa oportunidade de divulgar a música do Pará”, afirmou ele, que é sargento da Polícia Militar e trabalha com música há 15 anos.

O diretor artístico do Festival Música das Américas, maestro Marcelo Jardim, destacou a oportunidade que os músicos têm, durante o evento, de fazer solos ao lado das bandas sinfônicas. “É importante que valorizar uma obra musical com muitos arranjos e, principalmente, oportunizar aos instrumentistas a chance de solar com banda obras da Música Popular Brasileira”, ressaltou.

O regente titular da Banda de Música de Uruará, Paulo Jorge Moreira, agradeceu, emocionado, a oportunidade de participar pela primeira vez do festival dedicado às bandas. “É uma satisfação enorme estar aqui. Hoje, nós e os músicos da Sinfônica de São Paulo somos uma banda só”, disse o regente, que trabalha há 15 anos na formação de músicos de bandas. Ele também agradeceu ao pianista Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes, por proporcionar esse encontro entre tantos instrumentistas de bandas sinfônicas. “O Paulo conhece a nossa realidade, e foi em Uruará fazer o convite pra tocarmos no festival”, lembrou.

A programação do Festival Música das Américas prossegue nesta quinta-feira (1º) com a apresentação das bandas “Rodrigues dos Santos”, de São Caetano de Odivelas, e “Maestro Vale”, do município de Vigia de Nazaré. As apresentações acontecerão, respectivamente, às 17 h e às 20h30, no hall Ismael Nery, no Centur. Hoje também haverá palestra com o saxofonista Leo Gandelman, às 19 h, no Centur.

Rosa Cardoso Fundação Carlos Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog