Páginas

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014

ELEIÇÕES SERÃO NO PRÓXIMO DOMINGO; ELEITOR LEVA CERCA DE 1 MIN PARA VOTAR

Eleitor está liberador pelo TRE para levar papel com cola a fim de lembrar o número dos candidatos

No próximo domingo (5), o cidadão brasileiro vai escolher seus representantes por meio do voto. Na Justiça Eleitoral já está quase tudo pronto para receber os eleitores. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inclusive, tem dados de quanto tempo eles devem levar para votar na urna eletrônica, em média 1 minuto e 14 segundos.

A estimativa leva em conta desde o momento em que o eleitor se apresenta ao mesário, passa pela cabine de votação e “deposita” o último voto na urna. Ao todo, o eleitor apertará 21 teclas, caso não cometa nenhum erro. No próximo dia 5, serão eleitos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e o presidente da República. É nessa ordem que os números devem ser digitados nas urnas, finalizando com a tecla “confirme”.

Gabriele Schimanoski
Mário Okamura/Rdnews (COLINHA_quadro_votos)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

URUARÁ - SERVIDORES E EXECUTIVO

O QUE DIZEM AS AUTORIDADES SOBRE O IMPASSE DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO E O PODER EXECUTIVO EM URUARÁ

O Repórter Cirineu Santos realizou entrevistas exclusivas com o representante do Ministério Público (Promotor Antonio Manoel Cardoso Dias), Juiz da Comarca de Uruará (Dr. Vinicius Pedrassolli) e do Executivo Municipal (Dr. Leonardo Sidônio).


JUIZ DE DIREITO TITULAR DA COMARCA DE URUARÁ, VINÍCIUS DE AMORIM PEDRASSOLI:

“Eu acredito que a gente andou alguns passos no intuito de buscar uma conciliação entre o Sintepp, a Prefeitura e o Ministério Público no sentido de efetuar uma fiscalização nas contas da prefeitura, principalmente no que diz respeito a folha de pagamento da educação, as entidades vão se dedicar pra que seja efetuada uma fiscalização pra se verificar se realmente há essa possibilidade de pagamento de salários como estava sendo antes. O poder judiciário ainda não tomou nenhuma decisão efetiva pela legalidade ou ilegalidade dos atos que foram feitos pelo prefeito, a gente vai precisar ainda analisar mais informações e entrar mais nas contas da prefeitura pra poder tomar um posicionamento”.

REPRESENTANDO O PREFEITO, O ADVOGADO, LEONARDO SIDÔNIO, TAMBÉM FALOU COM A REPORTAGEM SOBRE O CORTE NOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES.

“Nós temos duas razões, uma de ordem financeira e uma de ordem legal, jurídica. O município tem uma folha de pagamento maior do que o orçamento na educação, essa é a questão financeira, a questão jurídica diz respeito alguns diplomas legais que vigem no país, leis federais, leis complementares, inclusive lei municipal, que estabelece limite de gasto com folha de pagamento e esse limite vem sendo ultrapassado ao longo de alguns anos já dentro de Uruará e chegou num ponto em que as possibilidades, os lugares onde se podia cortar, economizar, pra cobrir esse rombo já se esgotou, então no momento não há alternativa nenhuma que não seja a revisão do plano, o corte do excedente e enquadrar o município dentro dos limites que a lei impõe, então o que a prefeitura está fazendo é nada mais, nada menos do que obedecer a lei no que diz respeito aos limites legais e tentar honrar os pagamentos em dia. Eu acho que o município deve trabalhar pra atender os professores naquilo que for possível, financeira e juridicamente falando, pra que todos os outros compromissos sejam honrados a contento e dentro da legalidade”, disse o advogado.

QUEM TAMBÉM FALOU COM A REPORTAGEM FOI O PROMOTOR DE JUSTIÇA, ANTÔNIO MANOEL CARDOSO DIAS, SEGUNDO ELE UM INQUÉRITO CIVIL SERÁ TOMBADO ATÉ ESTA SEXTA-FEIRA.

“O Judiciário e o Ministério Público ele sabe que a gente não pode se ater apenas as informações do gestor municipal, a prefeitura faz as suas alegações, nessa ação específica está sendo discutida é uma ação pra avaliar a questão da greve se ela é legal ou não, eu já falei nessa questão preliminar que só a forma que foi feito o ato de retirar 30% a 40% dos salários dos servidores já justificaria uma greve aqui no município, existe também outro ponto que seria também o direito dos alunos terem as suas aulas, isto também está sendo avaliado.

Tanto judiciário quanto ministério público precisa de elementos concretos, se a prefeitura alega que não tem dinheiro para pagar toda a folha de pagamento, principalmente nesse caso em tela a folha de pagamento dos professores que seria um fundo específico o Fundeb a gente entende também que ela tem que provar que não pode pagar e também tem que haver uma manifestação da classe, no caso dos professores, em demonstrar na própria folha de pagamento se essas informações da prefeitura elas são verídicas ou não.

Vai ser solicitado da prefeitura a folha de pagamento dos últimos 9 meses, a partir de janeiro desse ano, pra gente fazer o contra ponto e ver se realmente existe essa necessidade, se essa medida extrema ela é justificada pelo lado da prefeitura. O MP já se manifestou que entende como errada essa medida como foi tomada pela prefeitura, não houve uma audiência pública, não houve um ato explicando, justificando esses cortes, os servidores foram pegos de surpresa. Da parte do MP nós vamos instaurar os inquéritos civis objetivando justamente apurar esta prestação de contas da PMU, junto ao tribunal de contas do município e até mesmo o tribunal de contas dos estados em relação aos convênios estaduais. O nosso objetivo é justamente esclarecer se existe mesmo essa problemática toda, se está existindo desvio de função, improbidade administrativa, então com isto a gente objetiva fazer essas apurações e responsabilizar, se for o caso, o Prefeito municipal, todo o secretariado, mas pra isso tem que ser apurado, tem que ser provado, esse inquérito civil eu deverei tombá-lo até no máximo sexta-feira (26)”, asseverou o promotor.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

AVIÃO QUE TRANSPORTAVA EQUIPE DO CANDIDATO HELDER BARBALHO CAIU EM FAZENDA PRÓXIMO A SENADOR JOSÉ PORFÍRIO

O INCIDENTE ACONTECEU NESTA TERÇA-FEIRA, 23, LOGO APÓS A AERONAVE DEIXAR O CANDIDATO NO MUNICÍPIO DE SOUZEL NO BAIXO XINGU

Em campanha no Oeste do Estado, o candidato do PMDB ao governo do Pará Helder Barbalho visitou 6 município na região da Transamazônica e Xingu durante esta terça 23, ao se deslocar com a equipe para a cidade de Senador José Porfírio no Baixo Xingu, Helder e Paulo Rocha desceram na cidade e seguiram para o centro do município onde aconteceria um comício, a aeronave que levou outros candidatos então levantou voo para Altamira mas precisou fazer um pouso de emergência em uma fazenda da família Resende, com ampla área de terra arada.

Nas fotos que nossa equipe teve acesso com exclusividade, mostram que o avião Modelo Baron de prefixo PT – JTN, parou após chegar a um cercado de arame da fazenda, ainda nas imagens é possível ver que as hélices ficaram danificadas, não se sabe como a equipe de assessores recebeu a informação, mas Helder Barbalho cancelou o comício em Senador José Porfírio e seguiu para Vitória do Xingu em uma lancha, de lá seguiu para Altamira onde fez comício e deixou a região em outra aeronave.

Entramos em contato com a assessoria de comunicação do candidato, nos informaram apenas que não houve feridos e que a manobra foi necessária para evitar uma tragédia após o piloto perceber problemas técnicos, ainda segunda a assessoria não havia mal tempo na região e todos os procedimentos de segurança foram efetuados.

Já outras pessoas que dizem ter visto a situação, o fato teria ocorrido em solo, quando o avião já havia pousado, um trem de pouso abriu a aeronave perdeu a direção parando apenas no cercado. Vale lembrar que todos os fatos serão devidamente apurados.

A aeronave continua na fazenda em Senador José Porfírio, uma investigação a ser realizada pelo SERIPA – Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos, devem apontar as reais causas que levaram o avião ao solo de maneira forçada.

Por: Felype Adms.

Fonte: Site Altamira Hoje

ELEIÇÕES 2014 - PREPARAÇÃO DE URNAS

PREPARAÇÃO DE URNAS ELETRÔNICAS OCORRE HOJE (25/09) NO CARTÓRIO ELEITORAL DE URUARÁ

Teve início às 9 horas desta quinta-feira, 25, no Cartório Eleitoral de Uruará, a preparação das urnas eletrônicas que irão ser utilizadas nas eleições do dia 5 de outubro no município de Uruará.

Estão sendo preparadas as urnas das 86 sessões de votação que há no município, mais 5 urnas para justificativas e 12 urnas de contenção, que ficarão de reserva.

Todas as urnas são preparadas pela equipe do cartório eleitoral de Uruará, no dia 18, foi realizada a geração de mídia e nesta quinta-feira, está sendo feita a introdução das mídias geradas, com os dados dos candidatos e dos eleitores, nas urnas eletrônicas, são feitos testes e lacre das urnas.

Fiscais de partidos, promotor de justiça e juiz de direito, acompanham o trabalho. A preparação das urnas segue até às 21 horas.


As informações são de Joabe Reis

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

COMUNICAÇÃO - URUARÁ E REGIÃO RECEBE NOVO MEIO DE COMUNICAÇÃO

JORNAL É NOTÍCIA É LANÇADO EM URUARÁ E REGIÃO

E surge o Jornal É Notícia. E ele é seu, é meu, é nosso!

Nossas vidas são movidas por metas. Batalhar por elas a cada novo dia é o que nos mantém fortes e confiantes diante de todos os problemas que encontramos durante nosso caminho. Com este pensamento e muita vontade de trabalhar, surge o Jornal É Notícia, veículo de jornalismo impresso e digital e posteriormente em telejornal.

Com um design elegante e moderno, o jornal impresso e o site do É Notícia serão peças fundamentais de referência em notícia, levando as novidades ao maior número de pessoas. O conteúdo do É Notícia será pensado com base em um projeto editorial de credibilidade e ética.

Longa vida ao É Notícia!


  

terça-feira, 9 de setembro de 2014

CIVISMO

PREFEITURA DE URUARÁ REALIZA TRADICIONAL DESFILE DE 07 DE SETEMBRO

Em comemoração ao 192º aniversário da Independência, a Prefeitura de Uruará, por meio da Secretaria de Educação, realizou neste domingo, 07 de setembro, o tradicional Desfile Cívico. As festividades cívicas teve início por volta das 08 horas da manhã, na Rodovia Transamazônica, entre o posto Boa Sorte e Avenida Ângelo Debiasi, por onde passaram as escolas, instituições e entidades participantes.

Este ano, entrou na avenida um total de 19 pelotões, formados por alunos de escolas públicas, particulares, escolas estaduais e entidades da Sociedade Civil Organizada.

Ao final do desfile, um grupo de pessoas com máscaras, fez uma manifestação, pedindo melhorias na educação. O movimento organizado pelo SINTEPP destacou em faixas, o baixo salário e o mau investimento do dinheiro público que está deixando a educação de Uruará moribunda.

Segundo os organizadores do movimento, a intenção foi chamar a atenção das autoridades locais para um melhor investimento na educação. Outro questionamento foi a dos salários atrasado da gestão passada que o atual prefeito assumiu o pagamento.

Valdecir Mecca
Fotos e texto





GERAIS

CERCA DE 40 PESSOAS PASSAM MAL DEPOIS DE COMEREM EM CHURRASCARIA DE URUARÁ

A vigilância sanitária interditou nesta segunda-feira, 08, uma churrascaria na cidade de Uruará depois que várias pessoas procuraram atendimento médico no hospital municipal apresentando um tipo desconhecido de infecção intestinal na madrugada de sábado (06) para domingo (07) após jantarem na churrascaria. Pelo menos 40 pessoas apresentaram os sintomas. Os médicos não souberam precisar do que se tratava.

Os irmãos Rivanildo Fistarol e Rudimar Fistarol proprietários da churrascaria disseram a reportagem que não sabem o que ocasionou o problema e que estão prestando assistência as pessoas que apresentaram a infecção. Segundo eles, todos os reparos orientados pela vigilância sanitária estão sendo feitos. Os irmãos mostraram todo o interior da churrascaria, inclusive o da cozinha, colaborando com a reportagem, segundo eles a intenção é reabrir o estabelecimento nessa terça-feira (09).

Todas as pessoas contaminadas, inclusive 4 funcionários da churrascaria, estão sendo medicadas e passam bem, segundo informações levantadas pela reportagem.

As informações são de Joabe Reis do Sistema Regional de Comunicação





JUSTIÇA

ASSASSINOS DO VAQUEIRO GILMAR DE CASTRO SÃO CONDENADOS NO TRIBUNAL DO JÚRI DA COMARCA DE URUARÁ

Em julgamento que durou cerca de 13 horas na última quinta-feira, 04, com início as 9:30 e término as 22:50, o Juri Popular por 4 a 3 considerou culpados os réus, João Dominicki, 50 anos, e Paulo Anderson Dominicki, 32 anos, do assassinato do vaqueiro, Gilmar Oliveira de Castro, 20 anos, assassinado com 7 tiros, crime ocorrido por volta das 14 horas do dia 19 de agosto de 2013 na vicinal do km 185, a 70 quilômetros da cidade de Uruará. Os dois estavam presos na casa penal de Altamira desde o final de 2013.

João Dominicki durante o seu depoimento no Tribunal assumiu a autoria do crime confessando ter efetuado três disparos de arma de fogo contra a vítima, inocentando assim o seu irmão Paulo Dominicki de qualquer participação no crime. Mas a acusação contestou a maneira como João assumiu a autoria do crime e tentou convencer o júri da participação de Paulo no assassinato fazendo os jurados refletir sobre o crime ocorrido. A sentença dos irmãos foi dada pelo juiz de direito titular da comarca de Uruará, Vinícius de Amorim Pedrassoli.

Paulo Anderson Dominicki foi condenado a 12 anos e 6 meses de prisão em regime fechado pelo crime de homicídio qualificado privilegiado (por meio que não deu chance de defesa a vítima) e João Dominicki foi condenado a 11 anos de reclusão em regime fechado pelo crime de homicídio duplamente qualificado. Pesou na sentença o fato de Paulo já ter antecedentes criminais e por isto teve pena maior, já que João ser réu primário.

O advogado, Guarim Teodoro Filho, que defendeu os irmãos, disse que irá recorrer da sentença. “Enquanto eles vão cumprir a pena provisoriamente eu vou impetrar um recurso de apelação porque as minhas teses de desqualificação de homicídio qualificado para homicídio simples foram rejeitadas por apenas um voto de diferença e eu devo recorrer da sentença porque no meu entendimento a decisão foi manifestamente contrária às provas dos autos”, disse.

Os Réus retornam para a casa penal de Altamira onde cumprirão a pena.

As informações são de Joabe Reis.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

JUSTIÇA

IRMÃOS DOMINICKI, ACUSADOS DE MATAR VAQUEIRO GILMAR, SÃO JULGADOS HOJE NA COMARCA DE URUARÁ

Os irmãos, João Dominicki, 50 anos, e Paulo Anderson Dominicki, 32 anos, estão sendo julgados no Tribunal do Júri da Comarca de Uruará nesta quinta-feira, 04 de setembro. Eles são acusados do assassinato do vaqueiro, Gilmar Oliveira de Castro, 20 anos, crime ocorrido por volta das 14 horas do dia 19 de agosto de 2013 na vicinal do km 185, a 70 quilômetros da cidade de Uruará. Os dois estão presos na casa penal de Altamira desde o final de 2013.

Familiares de Gilmar pregaram faixas no muro do Fórum pedindo justiça, como disse o pai, Joaquim Ribeiro de Castro, e a mãe, Maria Dilma, da vítima. “Queremos justiça, meu filho era trabalhador e não merecia ter esse fim. Nós não queremos vingança, mas nós queremos sim que a justiça seja feita”, disse o pai Joaquim Ribeiro.

‘Eu quero que a justiça seja feita”, completou a mãe Maria Dilma.

O assassinato do vaqueiro teve grande repercussão no município de Uruará e o Tribunal ficou lotado para o júri.

O julgamento teve início por volta das 9:45h. O Resultado do julgamento deve sair ainda nesta quinta-feira.

As informações são de Joabe Reis

terça-feira, 2 de setembro de 2014

MEIO AMBIENTE

APROVADA FORMAÇÃO DO CONSELHO GESTOR DA FLORESTA DO IRIRI

A formação do Conselho Gestor da Floresta Estadual do Iriri, prevista pelo Decreto Estadual n° 2.606/2006), foi aprovada durante uma assembleia geral, realizada em agosto no auditório da Universidade Federal do Pará (UFPA), no município de Altamira, na Região do Xingu. O evento reuniu representantes da sociedade civil de municípios da região, do poder público municipal e estadual, e dos moradores das comunidades locais.

A gerente da Floresta Estadual do Iriri, Marcélia Corrêa, destacou a importância da formação do Conselho Gestor para o reconhecimento da Floresta Estadual do Iriri. “A participação dos conselheiros no processo de gestão da Unidade de Conservação é imprescindível na divulgação das atividades do conselho para um público mais abrangente”, disse ela.

Depois da aprovação dos conselheiros, o passo seguinte é a formalização do Conselho, com a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) das portarias de criação e de nomeação dos conselheiros. A expectativa da gerente é que, ainda este ano, aconteça a posse do Conselho Gestor da Floresta.

Fonte: O Xingu

Pesquisar este blog