Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2015

ENQUANTO A VIOLÊNCIA EXPLODE JATENE VAI PASSEAR

SIMÃO JATENE (PSDB) JÁ SE PREPARA PARA NOVA VIAGEM AO EXTERIOR CUSTEADA PELO CONTRIBUINTE

Mal desembarcou da Argélia e o governador do Pará Simão Jatene (PSDB) já se prepara para nova viagem ao exterior custeada pelo contribuinte. Desta vez, o destino é a ensolarada Barcelona para onde Jatene deve embarcar no próximo dia 13. O pretexto é a Reunião dos Governadores da Amazônia e Lideranças Internacionais, a ser realizado nos dias 16 e 17 de junho, mas como adora dar uma esticadinha pela Europa, Jatene pediu à Assembléia Legislativa autorização para se ausentar do Estado dez dias (entre 13 e 22).

O destino, segundo fontes do Palácio dos despachos é Paris. O governador vai ficar com sua família em um dos HOTEIS mais luxuosos da capital francesa. Neste período, para não dar na vista, entre 18 e 22 não haverá pagamento de diárias, mas entre 13 e 15, os paraenses pagarão a conta.

A aprovação do pedido de autorização na AL causou protestos da oposição. O petista Carlos Bordalo cobrou, do governo, o relatório da viagem à Argélia, para onde Jatene viajou a pretextos de atrair INVESTIMENTOS para o Estado, mas teve como único compromisso oficial visita a uma empresa que já investe no Estado desde 2013. O pedido aprovado ontem foi o terceiro apenas neste ano.

As viagens de Jatene, no exercício do mandato não trazem benefícios para o Estado e geram uma enxurrada de críticas desde o primeiro mandato. Entre 13 e 24 de abril Jatene iria viajar para o Qatar, na Ásia; e para Cambridge, na Inglaterra, mas enviou sua filha Izabela Jatene para o Qatar, ocasião em que ela se exibiu no facebook postando fotos.

Como de praxe, não há informações sobre os resultados da missão.

A viagem a Argélia teria doze dias, mas diante das críticas e de denúncias feitas pelo Diário, acabou encurtada. Em dezembro de 2013, Simão Jatene viajou para Doha, capital do Qatar, em plena greve dos delegados de Polícia. A justificativa foi retribuir a visita da rainha Mozah, do Qatar, que esteve no Pará em setembro daquele ano, quando foram acertados os detalhes da viagem. Com Jatene viajaram também a secretária adjunta de Saúde, Heloísa Guimarães, e a então coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, primeira-filha do governador.

Em setembro de 2012 o governador e comitiva estiveram em Tóquio, no Japão, assinando com a Agência Internacional do Japão (Jica) empréstimo no valor de R$ 320 milhões para o projeto de implantação do Bus Rapid Transit (BRT) para integrar o novo traçado de vias de trânsito em Belém e mais quatro municípios da Região Metropolitana. Dois anos e oito meses depois o BRT continua no papel.

A mais escandalosa das viagens, contudo foi em maio do ano passado, quando governador e uma extensa comitiva saíram de Belém em direção à França para receberem o certificado da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de que o Pará é área livre da febre aftosa, documento importante para o Estado, mas que poderia ter sido enviado por via postal, economizando assim recursos públicos para INVESTIMENTO para reformar escolas e melhoria dos salários dos professores já que há uma frequente reclamação da falta de recursos para investir na área de educação.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog