Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

DESTAQUE PARA A RAINHA DO CACAU DA TRANSAMAZÔNICA

ELCY GUTZEIT RECEBE PRÊMIO PERSONALIDADES EM DESTAQUE 2017, COMO A RAINHA DO CACAU

Este é o segundo prêmio conquistado em menos de um Mês. Dezembro do ano passado, a Rainha do Cacau, foi premiada no Agropará 2016.

Recebeu nesta última quinta-feira, 26 dejaneiro, na Assembleia Legislativa do Pará – ALEPA, o prêmio Personalidades em Destaque 2017 do Pará, como a Rainha do Cacau, a empresária da Transamazônica, Oeste do Pará, no ramo cacaueiro, Elcy Gutzeit, da fazenda Panorama.


Durante a cerimônia, Elcy Gutzeit, frisou estar bastante feliz em poder representar a Transamazônica nesta cultura de sustentabilidade. “Estamos divulgando o cacau – o manjar dos deuses a todo o Estado do Pará e em todo o País. Esta premiação significa que nosso trabalho está sendo reconhecido, pois a cultura do cacau é de grande importância na sustentabilidade da região. Além disso, o cacau entra como árvore de reflorestamento. Outro aspecto importante na lavoura é a geração de emprego e renda. O cacau é o carro chefe da transamazônica. E, mesmo com as oscilações de preço na Bolsa de Valores, fazemos de tudo para produzir um cacau de qualidade”, disse.

A Fazenda Panorama, localizada no km 140, zona rural do Município de Uruará (PA), é de propriedade da família Gutzeit. Além de Elcy Gutzeit, administra a fazenda, a empresária Eunice Gutzeit, que trabalha com diversificação e exportação do produto; já, o filho de Elcy, Helton Gutzeit, desenvolve o processo tecnológico na fazenda. “Toda a família se empenha. Esta união é muito significativa”, aponta.

Elcy Gutzeit destacou ainda, que a produção de cacau mantém a sobrevivência das comunidades na região da Transamazônica, principalmente nos Municípios de Uruará e Medicilândia, e, isto vem sendo o principal gerador de divisas no Estado e no País, despertando interesse da comunidade internacional na ajuda, na manutenção e estabilidade política e estabelecendo parceria, com ações visando o aumento de produção e produtividade cacaueira.

De acordo com dados da CEPLAC, para cada 10 hectares de cacau produtivo é gerado de 3 a 4 empregos diretos; e, para cada emprego direto, no processo de fechamento da cadeia produtiva, são gerados 4 empregos indiretos. “Enquanto o pecuarista gera renda para uma ou duas famílias, a cultura do cacau beneficia entre 30 a 40 famílias”, afirmou a cacauicultora.

O cacau da Fazenda Panorama compõe as seguintes características: precocidade, que é produzir mais cedo; longevidade, que é uma vida mais longa da planta e produtividade e tolerância. “Temos um cuidado para que esta semente seja implantada em solo de boa qualidade, o sucesso de produção é garantido. Para a obtenção das sementes do cacau para a indústria de chocolate, há uma série de fases, desde a colheita até o final, passando pela quebra dos frutos, fermentação em cochos, secagem e armazenamento por até 90 dias”, explicou Elcy Gutzeit.

O Cacau é uma das frutas mais antigas domesticadas pelo homem, tendo sido muito utilizada pelos maias e astecas, sendo considerada sagrada e até valendo como moeda. O fruto do cacau é uma baga grande, com 15-25 cm de comprimento, com 20 a 50 sementes, envoltas por uma polpa adocicada e esbranquiçada, sendo a casca amarela ou roxa. 

Pelo rendimento médio, para obter-se 750 kg de cacau, usam-se 1.875 kg de sementes frescas, podendo-se obter vários produtos residuais, tais como mel, geleia, vinagre, polpa, néctar e outros. 

Apesar de as sementes serem a parte principal do fruto do cacau, há crescente interesse pela sua polpa. Segundo o tipo e a forma da semente, há diferentes tipos de cacau, chamados criolo, forasteiro e trinitário, além do comum, este mais amargo que o primeiro. 
Os frutos das variedades tipo criolo são grandes, com casca mais fina e rugosa, cor amarela ou alaranjada quando maduros, com sementes grandes, de cor branca a violeta pálida, com alto teor de polpa dando produto superior de qualidade. 

Por: Cirineu Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog